Florida e a “Hurricane Season”

Hoje decidi escrever sobre “Hurricane Season”.

Como moradora da Florida ha 23 anos, decidi dividir com vocês algumas experiencias e aprendizados sobre esse tema.

Aqui na Florida, a “Hurricane Season”, ou época do Furacão, vai de 1 de Junho a 1 de Novembro.

Confesso que, no inicio, fiquei bem assustada pois morávamos no Rio de Janeiro, onde nunca vivenciamos Furacões.

Mas como tudo na vida, acabei me acostumando.  Percebi tambem que nos EUA, a preparação para tais fenômenos, realmente excede as expectativas.  Lógico que sempre acompanhamos com tristeza toda a devastação sofrida em algumas areas ao longo desses anos, mas confesso que minha familia nunca foi atingida e sempre nos sentimos muito seguros.  Tivemos pequenas situações como aulas canceladas, “toque de recolher” pelo governo, e muita sujeira para limpar no jardim, calçadas e ruas.

Me recordo muito dos furacões Charlie e Irma.

O dia em que o Furacão vai passar, geralmente se inicia bem silencioso, pois os bichos se escondem e não ha o som da natureza.  O Furacão vai se aproximando, a chuva chegando, e com ela o vento leve, que vai ficando forte… Arvores se movimentam como se fossem elásticas, de um lado para o outro… o Furacão passa, infelizmente deixando um rastro de destruição, e vai seguindo sua trajetória, e perdendo sua potencia.

Aprendi que o furacão fica forte no mar, como se o mar fosse seu combustível, enfraquecendo conforme toca na terra.

Uma curiosidade, de acordo com a NHC,  “Usar nomes humanos – em vez de números ou termos técnicos – nas tempestades tem o objetivo de evitar confusão e fazer com que seja mais fácil lembrar delas ao divulgar alertas.  As listas dos furacões de cada ano são organizadas em ordem alfabética, alternando nomes masculinos e femininos. E os nomes de tempestades são diferentes para cada região.”

Outra curiosidade, Furacões são categorizados de 1 a 5, estando essa numeração diretamente relacionada a sua forca ao se formar.  Categoria 1 são mais leves e Categoria 5 os mais fortes.

Outra lição aprendida, apesar de toda a movimentação, estamos seguros e ha muitas normas de construção que garantem essa segurança.  Prédios e casas possuem estrutura própria e especifica para proteção a Furacões.  Janelas, portas e portas de garagem com trancas especiais para suportar o impacto do mesmo.  A construção de imoveis toda feita com materiais que resistam a Furacões.  Lagos artificiais são criados, pois tambem ajudam muito e agem como uma barreira, absorvendo o Furacão, antes que o mesmo toque as areas urbanas.  O governo possui um sistema de monitoramento eficiente, que faz com que os moradores sejam avisados, com antecedência, minimizando riscos. Alem disso, moradores da Florida estão acostumados, e sabem como proceder, seja estocando alimentos, buscando abrigo especial, seguindo rotas ou adotando medidas de proteção.

Alguns exemplos de medidas de proteção:

1 – guardar o carro dentro da garagem;

2 – colocar a trava de proteção na porta da garagem;

3 – retirar moveis, vasos de plantas e adornos que estejam do lado de fora da casa;

4 – retirar cesta de basquete que esteja do lado de fora da casa;

5 – proteger janelas;

6 – reforcar arvores novas com estacas de madeira;

7 – estocar agua, caso  tenho abastecimento de agua seja afetado pela passagem do Furacão;

8 – estocar alimentos em lata e pão, caso falte energia para preparação de comidas;

9 – estocar pilha e lanternas, caso falte energia;

10 – abastecer o carro, caso o abastecimento de gasolina seja prejudicado após o Furacão;

11- buscar abrigo, caso seu condado determine que seja utilizada rota de evacuação;

Aprendi que tao importante quanto nos preparar para receber o Furacão, é manter-se  informado, através dos meios de comunicação.

Espero ter te ajudado e de alguma forma trazido um pouco de paz, para quando o assunto “Hurricane Season” chegar .